Política de privacidade

Esta Política de Privacidade (“Política”) se aplica a todos os usuários que acessam, visitam e interagem em nosso site ou outras propriedades eletrônicas e tem por finalidade explicar nossas regras e procedimentos para a coleta, tratamento e guarda de informações e/ou dados obtidos no exercício de nossas atividades empresariais, estendendo-se a todas as demais empresas subsidiárias, afiliadas da Hugo Engenharia e prestadores de serviços e que se aplicam a todos os site ou outras propriedades eletrônicas por elas utilizadas na prestação de nossos serviços.

A privacidade dos usuários é muito importante para nós, e estamos comprometidos em protegê-la, visando sempre utilizá-las no interesse do usuário, respeitando sua finalidade.

Esta Política explica como seus dados pessoais são coletados, usados, compartilhados, tratados e descartados, e como o usuário pode exercer os seus direitos relativos a eles.

Ao utilizar o site ou outras propriedades eletrônicas, solicitar serviços e/ou fornecer informações pessoais o usuário está consentindo com a nossa Política de Privacidade.

1. O que o usuário precisa saber antes de ler essa Política

1.2 Esta Política explica o que faremos com suas informações pessoais e visa esclarecer ao usuário sobre os tipos de dados que coletamos, os motivos da coleta e a forma como podem acessar, atualizar ou excluir suas informações pessoais.

1.3 A presente Política foi elaborada em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/18).

2 . Para os fins desta Política, devem se considerar as seguintes definições e descrições para seu melhor entendimento:

(i)Dados Pessoais são todas as informações que permitem a sua identificação. Como por exemplo, seu nome, CPF, e-mail, telefone, entre outros.

(ii)Dados Pessoais Sensíveis são dados pessoais relacionados à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculados ao usuário.

(iii)Tratamento de Dados Pessoais significa qualquer operação, como a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração, realizada com dados pessoais.

(iv)Encarregado (Data Protection Officer -DPO): Pessoa indicada pela empresa para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

(v)Cookies: Pequenos arquivos enviados pelos ambientes navegados, salvos nos seus dispositivos, que armazenam as preferências e outras informações, com a finalidade de personalizar sua navegação de acordo com o seu perfil.

(vi)Operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador;

(vii)Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;

(viii)Titular: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;

(ix)Usuário: é toda e qualquer pessoa física ou jurídica, sendo ela, clientes, parceiros, colaboradores, candidatos, fornecedores, prestadores de serviços e qualquer indivíduo que naveguem ou façam uso do site ou de outras propriedades eletrônicas;

(x)Consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada;

(xi)Anonimização: Utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.

3. Dados que coletamos

3.1 Nosso site e outras propriedades eletrônicas, coletam e utilizam alguns Dados Pessoais dos usuários, dependendo da interação realizada, da seguinte forma:

(i) Dados pessoais fornecidos expressamente pelo usuário

Incluem quaisquer informações que o usuário nos forneça e que nos permita contata-lo ou verificar seu cadastro, como seu nome completo, número de documentos pessoais (CPF e RG), data de nascimento, endereço, e-mail, número de telefone, whatsapp, redes sociais, mensagem de contato, fotografias, dados relacionados a diplomas, certificações ou outras informações profissionais, antecedentes acadêmicos ou profissionais, etc.

(ii) Informações de login de conta

Qualquer informação que seja necessária para dar acesso ao perfil de conta específico do usuário, como nome de usuário, senha em formato irrecuperável e/ou pergunta e resposta de segurança.

(iii) Informações de redes sociais de terceiros

Quaisquer informações que o usuário compartilhe publicamente em uma rede social de terceiros ou informações que fazem parte de seu perfil em uma rede social de terceiros (como por exemplo, o Facebook, Instagram, Google). Exemplos incluem suas informações básicas de conta (dados cadastrais, cidade atual, foto de perfil, ID de usuário, lista de amigos e etc.) e quaisquer outras informações ou atividades adicionais que o usuário permita que a rede social de terceiros compartilhe. Nós coletamos as informações de perfil de rede social de terceiros (ou partes delas) sempre que o usuário utilizar um recurso de rede social que é integrado ao site da Hugo Engenharia e suas redes sociais, ou sempre que o usuário interagir conosco por meio de uma rede social de terceiros.

(iv) Chamadas aos nossos canais de atendimento

Comunicações com nossos canais de atendimento podem ser gravadas ou ouvidas, de acordo com as leis aplicáveis, para necessidades operacionais locais (por exemplo, por motivos de qualidade ou treinamento). Quando exigido por lei, o usuário será informado sobre tal gravação no início de sua chamada.

(v) Dados Pessoais Sensíveis.

Não coletamos dados sensíveis de nossos usuários, assim entendidos aqueles definidos nos artigos 11 e seguintes da Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais.

(vi) Dados de crianças e adolescentes:

Não coletamos dados de crianças e adolescentes.

4. Cookies:

4.1. Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando o Usuário acessa e navega por um site. Eles servem, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários.

(i) Cookies de preferências - eles permitem que o site se adeque às suas preferências, como idiomas preferidos, região, tamanhos de fontes e outras partes personalizáveis de navegação. A ausência destas informações pode tornar a navegação pouco funcional, mas o seu uso ainda é possível;

(ii) Cookies de segurança - estes cookies permitem a autenticação de usuários e previnem o uso fraudulento de logins e senhas. Seu uso é para proteção e para o exercício regular de nossos direitos;

(iii) Cookies de processos – São cookies que permitem o correto funcionamento das plataformas e dos sites. Sem estes, pode haver falhas no acesso;

(iv) Cookies de publicidade – Estes cookies são utilizados para melhorar a sua experiência com a nossa publicidade. Buscamos selecionar o que é mais relevante ao Usuário, bem como os utilizados para análise e relatórios de nossas campanhas;

(v) Cookies de interação - Estes cookies permitem a melhora dos serviços ao coletar informações sobre interação com os sites. Com eles buscamos entender e resolver as mensagens de erro e problemas ocorridos com certas páginas. Não buscamos identificá-lo com estes cookies;

(vi) Cookies de análise - Utilizamos estes cookies para entender sobre as estatísticas de uso do site, sem identificação dos usuários.

4.2 A configuração a respeito dos cookies pode ser feita por meio de seu navegador, que possuirá opção para recursar os cookies. No entanto, alguns recursos do site podem não funcionar adequadamente caso o Usuário recuse algum cookie que é essencial para a própria navegação.

5. Como coletamos os dados:

5.1 A coleta dos Dados ocorre nos seguintes momentos:

(i) Quando o usuário utiliza o formulário de contato;

(ii) Quando o usuário utiliza o formulário do trabalhe conosco;

(iii) Quando o usuário entra em contato por meio de aplicativos de mensagens, chats, ligações telefônicas ou outra via;

(iv) Quando o usuário se cadastra para receber informações, pesquisas, entre outros conteúdos;

(v) Quando o usuário solicita uma cotação;

(vi) Quando o usuário participa de estudos, enquetes, pesquisas e campanhas;

6. Finalidade e utilização dos Dados coletados:

(i) Para fins de cadastro preliminar para contratação;

(ii) Para orçar e negociar a aquisição de unidades em nossos empreendimentos;

(iii) Para entrar em contato com nosso atendimento ao cliente;

(iv) Para enviar materiais informativos;

(v) Para estabelecer contato entre o usuário, cliente e a Hugo Engenharia;

(vi) Para comunicar ofertas, anúncios e promoções;

(vii) Para que nossos colaboradores, prestadores de serviços e parceiros possam entrar em contato via e-mail, telefone, chat e mensagens de texto para fazer pesquisas e/ou apresentar produtos;

(viii) Para todo e qualquer fim que o usuário nos autorizar no momento da coleta dos dados;

(ix) Para fins de análise e concessão de crédito e aprovação de proposta de compra do usuário;

(x) Para realização de pesquisas de satisfação ou de qualquer outra natureza;

(xi) Para criação de conta / perfil em nossa plataforma;

(xii) Para enviar faturas e lembretes de pagamento;

(xiii) Para cumprir com nossas obrigações legais, regulatórias e fiscais.

7. Compartilhamento de Dados com Terceiros

7.1 Durante o relacionamento com o usuário, a Hugo Engenharia poderá compartilhar seus Dados Pessoais, apenas quando necessário para a realização das finalidades a que se destinou a coleta:

(i) Empresa subsidiária ou afiliada da Hugo Engenharia: sociedades de propósito específico constituídas para a execução dos empreendimentos imobiliários;

(ii) Prestadores de serviços ou Parceiros: Companhias externas usadas para nos auxiliar a operacionalizar nosso negócio, os quais estão obrigados a manter todo e qualquer dado acessado em confidencialidade e segurança.

(iii) Instituições financeiras e Agências de análise de crédito: empresas externas utilizadas para nos auxiliar a verificar a situação do crédito do usuário, e obtenção de financiamento imobiliário.

(iv) Terceiros que usam seus Dados Pessoais por motivos legais: compartilharemos seus Dados Pessoais a terceiros por motivos legais.

7.2 Além das situações aqui informadas, é possível que compartilhemos dados com terceiros para cumprir alguma determinação legal, técnica ou regulatória. No caso de informações a serem compartilhadas em cumprimento de solicitação de autoridade pública, a mesma sempre será efetuada mediante ordem judicial, conforme definido em Lei.

7.3 Em qualquer caso, o compartilhamento de dados pessoais observará todas as leis e regras aplicáveis, buscando sempre garantir a segurança dos dados de nossos usuários, observados os padrões técnicos e boas práticas de segurança da informação.

8. Armazenamento dos Dados Pessoais

8.1 Os Dados Pessoais coletados são armazenados e utilizados pelo período de tempo que for necessário para atingir as finalidades elencadas nesta Política e que considere os direitos de seus titulares, os direitos do controlador e as disposições legais ou regulatórias aplicáveis.

8.2 Caso haja solicitação do usuário, os dados poderão ser apagados, desde que estes não estejam enquadrados nas hipóteses que os dados precisarem ser mantidos por motivo de lei, ordem judicial, prevenção à fraude (art. 11, II, “a” da Lei Geral de Proteção de Dados “LGPD”, Lei nº 13.709/2018), proteção ao crédito (art. 7º, X, LGPD) e outros interesses legítimos, em conformidade com o artigo 10 da LGPD. Findo o prazo e a necessidade legal, serão excluídos com uso de métodos de descarte seguro, ou utilizados de forma anonimizada para fins estatísticos.

8.3 Ressaltamos que os dados poderão continuar armazenados se houver alguma justificativa legal ou regulatória, ainda que tenha se exaurido a finalidade para a qual os dados tenham sido coletados e/ou tratados.

9. Bases legais para o tratamento de dados pessoais

9.1 Nós tratamos os dados pessoais dos usuários mediante os seguintes fundamentos legais, que justificam o tratamento de dados:

(i) mediante o consentimento do titular dos dados pessoais;

(ii) para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;

(iii) para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral;

(iv) para execução de contrato e de procedimentos preliminares, do qual seja parte o titular ou a pedido do próprio titular dos dados pessoais.

10. Direitos do Usuário

10.1 O usuário possui os seguintes direitos, conferidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais:

(i) Confirmação da existência de tratamento – acessar, revisar, saber se realizamos algum tratamento com seus Dados;

(ii)S olicitar correção dos dados incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, e excessivos;

(iv) Solicitar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto similares, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;

(v) Solicitar a eliminação dos Dados Pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nos casos previstos em lei;

(vi) Obter informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;

(vii) Obter informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;

(viii) Revogação do consentimento.

10.2 É importante destacar que, nos termos da LGPD, não existe um direito de eliminação de dados tratados com fundamento em bases legais distintas do consentimento, a menos que os dados sejam desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o previsto na lei.

10.3 Os titulares de dados pessoais tratados poderão exercer seus direitos através do canal disponibilizado ao final dessa Política.

11. Medidas de segurança no tratamento de Dados Pessoais

11.1 Empregamos medidas técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda, extravio ou alteração desses dados.

11.2 As medidas que utilizamos levam em consideração a natureza dos dados, o contexto e a finalidade do tratamento, os riscos que uma eventual violação geraria para os direitos e liberdades do usuário, as normas de segurança e os padrões empregados atualmente. Entre as medidas de segurança adotadas por nós, destacamos as seguintes:

(i) Acesso aos seus Dados Pessoais

Seus dados pessoais serão processados por nossos colaboradores, prestadores de serviço, parceiros ou agentes autorizados, desde que estes precisem ter acesso a tais informações, dependendo dos propósitos específicos para os quais seus dados pessoais tenham sido coletados (ex.: nossos colaboradores responsáveis por assuntos relacionados a venda das unidades dos empreendimentos terão acesso aos seus registros).

(ii) Ambientes operacionais

Seus dados pessoais são armazenados em ambientes operacionais que usam medidas de segurança para prevenir acesso não autorizado, seguindo os protocolos para proteger seus dados pessoais. Lembrando que a transmissão de informação pela internet infelizmente não é completamente segura e, apesar de todos os esforços e adoções de medidas para proteção dos Dados Pessoais, não podemos garantir a segurança dos dados durante transmissão pelo nosso site ou outras propriedades eletrônicas, devendo o usuário se atentar as idoneidades das informações, a segurança do seu próprio aparelho, dispositivo, conexão e qual outro meio que utilizar para realizar o acesso.

11.3 O usuário também tem papel fundamental para manter seus dados pessoais seguros, inclusive na utilização de equipamentos compartilhados ou públicos.

11.4 Nossas medidas de segurança são continuamente monitoradas e revisadas de acordo com os avanços tecnológicos e recursos organizacionais mais atuais.

12. Como protegemos seus dados e como o usuário também poderá protege-los.

(i) Compartilhamento de senhas: O usuário também é responsável pelo sigilo de seus dados pessoais e deve ter sempre ciência de que o compartilhamento de senhas e dados de acesso viola esta Política e pode comprometer a segurança dos seus dados e dos nossos ambientes.

(ii) Cuidados que o Usuário dever tomar: É muito importante que o usuário proteja seus Dados contra acesso não autorizado ao seu computador, conta ou senha, além de se certificar de sempre clicar em “sair” ao encerrar sua navegação em um computador compartilhado. Também é muito importante que o usuário saiba que nós nunca enviaremos mensagens eletrônicas solicitando confirmação de dados ou com anexos que possam ser executados (extensões: .exe, .com, entre outros) ou ainda links para eventuais downloads.

(iii) Acesso aos Dados Pessoais, proporcionalidade e relevância: Internamente, os Dados Pessoais coletados são acessados somente por profissionais devidamente autorizados, respeitando os princípios de proporcionalidade, necessidade e relevância para os objetivos do nosso negócio, além do compromisso de confidencialidade e preservação da sua privacidade nos termos desta Política.

(iv) Links externos: Quando o usuário utilizar nossos ambientes, o usuário poderá ser conduzido, via link a outros portais ou plataformas, que poderão coletar suas informações e ter sua própria Política de Tratamento de Dados.

(a) Caberá ao usuário ler as Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de tais portais ou plataformas fora do nosso ambiente, sendo de sua responsabilidade aceitá-la ou rejeitá-la. Nós não somos responsáveis pelas Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de terceiros e nem pelo conteúdo de quaisquer websites, conteúdos ou serviços ligados à ambientes que não os nossos.

(b) Serviços de parceiros: Nós possuímos parceiros comerciais que, eventualmente, podem oferecer serviços por meio de funcionalidades ou sites que podem ser acessados a partir dos nossos ambientes. Os Dados fornecidos pelo o usuário a estes parceiros, serão de responsabilidade destes, estando assim sujeitos às suas próprias práticas de coleta e uso de dados.

(v) Processamento por terceiros sob nossa diretriz: Caso empresas terceirizadas realizem o tratamento em nosso nome de quaisquer dados pessoais que coletamos, as mesmas respeitarão as condições aqui estipuladas e as normas de segurança da informação, obrigatoriamente.

(vi) Comunicação por e-mail: Para otimizar e melhorar nossa comunicação, quando enviamos um e-mail para o usuário podemos receber uma notificação quando eles são abertos, desde que esta possibilidade esteja disponível. É importante que o usuário ficar atento, pois os e-mails são enviados somente pelos domínios: @hugoengenharia.com.br.

13. Acesso ao site ou outras propriedades eletrônicas e Consentimento do Titular dos Dados Pessoais

13.1 Ao utilizar o site, aplicativos, sistemas, plataformas e redes sociais, solicitar serviços e/ou fornecer informações pessoais, o usuário está consentindo com a presente política de privacidade.

(i) Determinadas operações de tratamento de dados pessoais realizadas em nosso site dependerão da prévia concordância do usuário, que deverá manifestá-la de forma livre, informada e inequívoca.

(ii) O usuário ao entrar em contato, ao cadastrar-se e/ou ao realizar qualquer tipo de interação conosco, manifesta conhecer a presente política e pode exercer seus direitos de cancelar seu cadastro, atualizar seus dados pessoais e garante a veracidade das informações por ele disponibilizadas.

(iii) O usuário poderá revogar seu consentimento a qualquer momento e solicitar a exclusão de seus dados, sendo que, não havendo hipótese legal que permita ou que demande o armazenamento de dados, os dados fornecidos mediante consentimento serão excluídos.

13.2 O usuário se declara ciente de que seu login e senha são de uso pessoal e intransferível e que deverá mantê-lo sob sigilo e em ambiente seguro. Ao acessar em nosso site/aplicativo o usuário não deve utilizar como próprio o login e senha alheia ou ceder a outrem, para que dele se utilize.

14. Alterações nesta Política

14.1 – A primeira versão foi publicada em 16/03/2019.

14.2 A presente versão desta Política de Privacidade foi atualizada pela última vez em 17/08/2022.

14.3 Nos reservamos o direito de modificar a política de privacidade a qualquer momento, especialmente para adaptá-las às alterações feitas em nosso site ou outras propriedades eletrônicas, seja pela disponibilização de novas funcionalidades, seja pelo cancelamento ou modificação daquelas já existentes.

15. Contato

Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre esta Política de Privacidade ou sobre os Dados Pessoais que tratamos, entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais, por algum dos canais abaixo:

E-mail: [email protected]

Telefone: +55 17 3122-7676

Endereço: Rua Jair Martins Mil Homens, nº 500, sala 820, Vila São José, São José do Rio Preto/ SP - CEP 15090-080