notícia

Hugo Engenharia entrega Parque Urbano

19 de agosto de 2021

Rio Preto ganha um parque urbano sustentável.

hugo-engenharia-entrega-parque-urbano-20220126112253000

Rio Preto ganha um parque urbano sustentável. Com 6.880,95 m² de área verde e conceitos ecológicos, culturais e sociais, o espaço fica na região sul da cidade, paralelo à avenida Romeu Strazzi (atrás do Plaza Avenida Shopping) e será mais uma nova opção de lazer para as famílias rio-pretenses.

A Hugo Engenharia entregou oficialmente o espaço à Prefeitura de Rio Preto, em cerimônia restrita a autoridades e representantes da empresa. Esse novo espaço de lazer recebeu o nome de “Parque Fred Navarro”, uma homenagem póstuma da Câmara Municipal e da Prefeitura Municipal ao médico, cantor e empresário rio-pretense.

Vizinho a empreendimentos residenciais em construção no novo bairro de condomínios verticais Reserva da Mata, o Parque Dr. Fred Navarro foi implantado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura de Rio Preto e a Hugo Engenharia. Além das contrapartidas ambientais previstas em lei e executadas com rigor pela empresa, a incorporadora optou por valorizar ainda mais a região com o aproveitamento de uma área verde transformada em parque.

São 80 árvores de 14 espécies nativas, entre elas 39 exemplares de Angico (Anadenathera) e 26 de Monjoleiro (Acacia polyphylla), que formam um “respiro verde” em uma área urbanizada da cidade.



“Aliando preservação ambiental a saúde e qualidade de vida, o parque oferece espaço propício à convivência social e estímulo às atividades físicas”, destaca Marcelo Chibeni, diretor comercial da Hugo Engenharia.

Para ele, o local será a extensão da casa de moradores do entorno.

“Quem já mora e aqueles que futuramente habitarão os residenciais nas proximidades poderão desfrutar dessa estrutura diferenciada que proporciona ganhos em qualidade de vida, assim como toda a cidade, que ganha um espaço de lazer com excelente estrutura”.

Com entrada pela Rua Nuno Álvares Pereira, o local possui pista de caminhada, áreas gramadas e ajardinadas, palco, bicicletário, playground, área de ginástica, mobiliário com bancos e mesas, postes de iluminação e quatro espaços temáticos: Área Zen/Espaço Cultural; Área de Leitura e Contemplação; Área de Jogos/Brincadeiras; e Passeio Botânico.

A Hugo Engenharia, responsável pelo projeto e instalação de toda infraestrutura, investiu R$ 800 mil na elaboração e implantação do parque e cuidará do paisagismo do local por três anos, preservando o conceito elaborado. A prefeitura, por sua vez, fica com a administração, manutenção da limpeza e segurança do espaço recreativo de uso público.

Passeio Botânico, um atração inédita
Além do contato com a natureza, o parque vai permitir a interação entre os usuários e a flora nativa. Com o auxílio da tecnologia, os visitantes poderão conhecer as espécies arbóreas preservadas no local, além das espécies que serão inseridas para enriquecimento botânico da área, todas de espécies nativas e com valor histórico, paisagístico, cultural e ambiental da região.

Por meio de um QR Code, os usuários terão acesso a conteúdos relativos às características das espécies presentes no parque, além de suas curiosidades. Basta apontar a câmera de seu smartphone para o código e acessar todas as informações.

“O objetivo do passeio botânico é promover a experiência ao visitante de desfrutar do Mosaico Florístico e obter informações sobre a espécie botânica de seu interesse, tudo com o uso do QR code”, explica Christianne Camarero Oliveira, engenheira responsável pelo projeto.

Ao todo, são dez espécies arbóreas que ajudarão a promover o enriquecimento florístico da área.

Confira a lista:

· Aroeira Verdadeira

· Cedro Rosa

· Ipê Amarelo

· Ipê Branco

· Ipê Rosa

· Jacarandá Mimoso

· Jequitibá

· Palmeira Jerivá

· Pitanga

· Quaresmeira

Fonte: https://maluvisita.com/parque-urbano-sustentavel/

fale com um corretor